sábado, 30 de agosto de 2008

SOLIDARIEDADE. FALAR SOBRE ELA É BONITO. PRATICÁ-LA? LINDO.
















O que seria desse mundo se não houvesse a solidariedade dado a grande quantidade de necessitados que existem a vagar por esse mundo afora, muitos desses vítimas dos mais variados tipos de tragédias (guerras, terremotos, catástrofes em geral), onde a própria fome pelos quais passam os obrigam até a cometer loucuras? É sabido de grande pare das pessoas que até, dependendo das circunstâncias, muitos são obrigados à prática do canibalismo. Ainda bem que existem pessoas que, organizando-se de várias formas, seja através de ONGs, ou no anonimato (por assim exigirem), através de campanhas patrocinadas por vários tipos de igrejas, Pastorais, "Associações de Apóio às vítimas disso ou daquilo", desviam seu pensar, seus olhares e suas mãos a tais miseráveis, a fim de tentar contornar essa situação calamitosa. O que é a solidariedade? "A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor". E o AMOR é o ingrediente básico para a prática da SOLIDARIEDADE. O que se faria por alguém se não existisse, nesses, o amor? Sem amor seria impossível a prática da solidariedade, sendo inclusive até uma incoerência. Como vou ser solidário com alguém se não amo esse alguém? Uns, esquivando-se, chegam até a declarar: "Sabe, amigo, até que eu gostaria de entrar nesse movimento de vocês, mas sabe, eu não tenho tempo... estou até fazendo uns cursos noturnos. Sabe como é, não é mesmo?" Esses não entendem nada da vida! É preciso ter amor. Tanto é, que isso é confirmado no versículo três da Primeira Carta aos Corintios, capítulo 13: "Ainda que eu distribuisse todos os meus bens aos famintos, ainda que eu entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria". Como minha função é observar pessoas (a minha matéria-prima) para, através do seu perfil, ter subsídios para a criação desse tipo de composição chamado "ACRÓSTICO", aqui estão esses que selecionei para incluir no meu trabalho sobre a SOLIDARIEDADE porque são, de fato, solidários por natureza. Observando-os detalhadamente, bisbilhotando sobre suas vidas, "jogando verde pra colher maduro" sem que percebessem, vi que realmente tinham mais de positivo do que de negativo e que mereciam, portanto, ser aqui colocados pois seus atos, no campo da solidariedade, os qualificaram para que assim os colocassem como que "representantes fiéis da solidariedade". Esses, resolveram ingressar em uma ramificação da solidariedade: a "solidariedade da palavra" que, comparada à solidariedade das citadas tragédias, pode ser idêntica pois as organizações das quais participam lidam com verdadeiras tragédias caseiras, com pessoas surgindo nessas Pastorais que contribuem para verdadeiras tragédias em seus lares originadas pelo uso e abuso de drogas: drogas pesadas, bebidas, tabagismo, relacionamento, etc, etc, etc. E a prática constante de tais atos comumente terminam em tragédias. Sei que existem muitos que são portadores dessa virtude, abençoada por Deus, mas a escolha dessas cinco pessoas foi com esse objetivo: representar os demais que conheço e que graças a Deus são muitos já que, em se tratando de solidariedade, indiscutivelmente o são. ESTARIAM AQUI SE NÃO FOSSEM? De "teatrinho" entendo muito bem, tanto é que os que fizeram teatrinho não se deram bem.

Nenhum comentário: