terça-feira, 9 de setembro de 2008

PENSAR ALTO. QUEM PENSA BAIXO NÃO VOA.


Há pessoas que quando eu repito essas palavras: "Quem pensa baixo ao baixo se destina", ficam me olhando com cara de pateta, como se não pudessem crescer na vida, subestimando-se. E não é verdade? O ser humano tem que pensar sempre adiante no sentido de que o adiante se torne realidade senão ele jamais chegará lá. É preciso que tenhamos ambições nessa vida, que pensemos alto mesmo, porque senão, verdadeiramente, estaremos destinados ao "baixo". Coloquei nas galerias de arte, ou qualquer que fosse o "espaço de arte" que estivesse aberto para mim, um tipo de arte diferente dos demais. Porque não o faria? Ora, tem gente sujando as mãos e, limpando-as numa tela, dizem que é arte, e todos batem palmas porque os outros estão batendo. Ora, tem gente colocando bloco quadrado envernizado no meio de uma galeria, evidentemente com a ajuda de uma máquina, diz que aquilo é um ovo, a imprensa cai em cima, dá toda a cobertura necessária e todos batem palmas. Ora, tem gente colocando um grande varal, do Porto de Vitória até às imediações da Praça Oito de Setembro, colocando nesse varal um monte de roupas velhas, inclusive até de mendigos, e todos batem palmas, teretetê, teretetê, teretetê... porque eu não colocaria algo que as pessoas, ao se identificarem com aquilo que estivessem vendo, seria considerado como realmente seu momento atual batendo, merecidamente, palmas para mim? E tem mais: em vez da pessoa ficar admirando um quadro que aborde o contemplativo (flores, paisagens, barquinho na lagoa, pedrinha da cebola, Penedo, praias, etc, etc, etc,), ela iria refletir sobre temas que talvez fossem o seu momento atual. E deu certo. Tanto é que aquilo que crio é por sugestão desse ou daquele que, ao visitar minhas exposições, me procura, conta a sua história e eu a transformo em Quadros para Reflexão que são transformados em "Quadros que Falam", que elas depois têm a oportunidade de ver sua sugestão, já transformada em quadro, na Internet como você está vendo esse. "Porque você escolheu para título das suas exposições esse Quadros que Falam?" Ora, porque eu pretendo, através deles, falar às pessoas que elas podem mudar o rumo de suas vidas através do simples ato da determinação (e até para mim mesmo porque não pretendo ficar só nessas exposições... pretendo "voar mais alto"). Não querer apenas.. fazer com que se torne real aquilo que elas desejam que aconteça. Podem abandonar as drogas, podem ser menos mal educadas quando refletem sobre aquele quadro que fala da importância do cumprimentar aqueles que estão todos os dias com elas em seu ambiente de trabalho, podem deixar de falar mal dos outros, principalmente se estiverem constantemente dentro das igrejas, podem isso, podem aquilo, e assim sucessivamente. Basta assistir às minhas exposições, refletir sobre o que está escrito nos meus quadros e colocar em prática. APENAS ISSO... NADA MAIS DO QUE ISSO. Até mesmo deixar de "pensar pequenininho...baixinho" e crescerem na vida, porque elas têm que ser ambiciosas, elas têm condições disso, a fim de, como já foi dito e re-dito, VOAR ALTO. Se elas não pensarem dessa forma, vão voar tão baixinho que poderão, inclusive, até "arranhar a cara" no chão. E o tema desse quadro que espero que, apos lê-lo, FALE PARA VOCÊ TAMBÉM, aborda isso mesmo: PENSAR ALTO PARA VOAR TÃO ALTO QUANTO AS ÁGUIAS. Como fala sempre aquela gordinha que já está perdendo a graça, ficando enjoadinha, de certo programa humorístico: VOCÊ POOOOOOOODE.

Nenhum comentário: