domingo, 29 de novembro de 2009

O PROFESSOR





Como, na maior parte das vezes, apresento as minhas exposições em Estabelecimentos de Ensino, desde uma simples escolinha de primeiro grau até universidades, porque não criar algo (assim pensei) que fosse direcionado ao responsável pelo saber de todos esses? Portanto, aí está, como dupla homenagem, um trabalho direcionado não só ao professor, mas à já amiga Cleuza. É, reconhecidamente, uma atividade árdua. Entretanto foi (mesmo sabedor disso) uma opção feita por cada um que abraçou tal profissão. E D. Pedro II, muito bem disse, e há muito, para o conforto desses: "Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". Algum desses nobres profissionais poderia discordar do parecer de tão ilustre pessoa?

domingo, 22 de novembro de 2009

UMA GRANDE NECESSIDADE DO SER HUMANO: AMAR... MAS AMAR MESMO E NÃO FINGIR AMAR.




O amor é a base de tudo. É a base da família, é a base da sociedade... é a base do mundo. Alguém disse que sem amor não se vive e nem se sobrevive porque todo aquele que não está aberto para o amor nem consegue sobreviver. Apenas esses dois versículos da carta do apóstolo Paulo aos Corintios já diz tudo: AMOR, AMOR, AMOR, NADA MAIS QUE AMOR. "Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse amor eu seria como um sino ruidoso, ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da professia, o do conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor eu nada seria" (1Cor 13: 1-2) Amando-se intensamente, tal qual exemplificado no trabalho acima, feito especialmente para a tão jovem romântica Janieli, ou não com tanta intensidade porque cada um tem seu grau de intensidade para amar, tem que se amar... ou iremos definhar. Iremos neste mundo vagar sem jamais conseguir amar. Quer maior demonstração de amor quando os filhos são gerados através do amor e até o "fim dos tempos" eles só terão amor? É amor ao nascer, é amor ao viver, é amor ao morrer, é amor que não faz ninguém morrer porque no coração há de se viver mesmo depois de morrer. AME!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

QUEM DISSE QUE EU NÃO VOU SER NADA?




Há pessoas que tem mania de "prever" o futuro dos outros... negativamente. Para todos os idiotas que pensam dessa maneira nós só temos uma resposta: DECEPCIONÁ-LOS... pois nós temos capacidade de ser TUDO. Se formos "na onda" deles, aí é que não seremos nada mesmo... para a satisfação desses. Basta falarmos para nós mesmo, interiormente, e com a ajuda de Deus: "EU SEREI TUDO". Há um ditado que diz: "Quem pensa baixo ao baixo se destina". O que você pretende ser? TUDO ou NADA? Seja TUDO! Como você pensa? BAIXO ou ALTO? Pense ALTO!

SOBRE A INGRATIDÃO.. A TÃO DESPREZÍVEL INGRATIDÃO.


As pessoas quando, despretenciosamente, falam determinadas frases que, dependendo do gostar de muitos são tachadas de "magníficas palavras", têm que, com certo orgulho, colocar no rodapé das mesmas a sua autoria. Já pensou se o grande filósofo não fizesse o mesmo quando, há centenas de anos, falou isso: "EU SÓ SEI QUE NADA SEI?" Apesar de muitos não fazerem questão de revelar o verdadeiro autor daquilo que foi escrito, ainda bem que o magnífico Jorge Linhaça se identificou como autor de tão sábias palavras a respeito da ingratidão. Vejam só que inspiração: "O PIOR DOS DEFEITOS É A INGRATIDÃO QUE DESPREZA HOJE QUEM O BENEFICIOU ONTEM". Já pensou se não soubéssemos o nome do autor dessas palavras? Mas é isso aí, a ingratidão é o pior dos piores males porque, maltratando hoje, deixa marcas para o amanhã. Segundo o escritor Jorge Linhaça, este complementa: "não se perde o que se conquista, ainda que a vida tome outros rumos e fiquemos, às vezes, sem achar o prumo. Só se perde o que não se teve: as miragens da vida... a pura ilusão. Por mais que nos maltrate a decepção e tinja nosso peito de puro carmim, entre tantos encontros e desencontros, nas idas e vindas que a vida oferece nascerão as flores em meio aos escombros pois, como o dia amanhece e anoitece, queimando e refrigerando nossos ombros, o que é verdadeiro jamais fenece". É preciso falar mais alguma coisa depois que o sábio Jorge Linhaça falou tudo a respeito da ingratidão? É CLARO QUE NÃO! O melhor artifício para rebater as ingratidões que sofremos é a indiferença, é o esquecer em vida aquele que nos magoou sendo ingratos para conosco, principalmente se lhe estandemos a mão, que corresponde à mesma coisa que "enterrá-lo vivo".

sábado, 14 de novembro de 2009

NOSSO FIM.











Nada há a ser comentado quando da perda de alguém querido. A "mudêz" predomina, o choro se faz presente (com lágrimas quase que em cascatas, ou com lágrimas disfarçadas, porém não evitadas) e ficamos como que estarrecidos diante da morte daquele que tanto amamos. Assim é a morte que, embora saibamos que virá para nós, de uma forma ou de outra, quando vem não há como evitá-la. Todas essas pessoas aqui relacionadas, para apenas algumas delas é um trabalho feito como "homenagem póstuma", por terem sido muito queridas por mim. E, quanto às demais, são "homenagem em vida" mesmo por, ou por terem passado pela experiência da perda de algum dos seus entes queridos, ou por estarem lado a lado com os enlutados em seus momentos de tristeza, transmitindo-lhes palavras de consolo e preces em geral. Portanto, nada ficando mais para ser dito, apenas ficarão essas minhas composições que, como já foi dito, foram feitas em homenagem às mesmas. ELAS FALARÃO POR MIM... ETERNAMENTE. Assim, tenho certeza, muitos falarão pra mim, quando da minha partida, o mesmo que falei para esses que partiram.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OLHAR PELOS FILHOS OU, "EDUQUE OS FILHOS PARA QUE NÃO SEJA PRECISO PUNIR OS ADULTOS".


Como já temos conhecimento, segundo os especialistas em educação que, com a evolução de sua carreira, tornam-se estudiosos do comportamento dos jovens e do problema das drogas no âmbito escolar, grande parte dos problemas relacionados à educação dos filhos têm, na omissão dos pais, a razão desse envolvimento. É preciso, portanto, que os pais, desde a mais "tenra infância", preocupem-se com eles para que não venham a ter sérios problemas no futuro, nada promissor. Com diz o velho ditado, "é de pequenino que se torce o pepino". Pesquisando sobre o assunto, achei interessantissimas as palavras do escritor Demarcy de Freitas Lobato, em matéria publicada no Recanto das Letras. Disse o referido escritor: "Felizes são aqueles pais que, desde a fase do berço, se preocupam com o futuro promissor de seus rebentos e procuram separar, no momento adequado, o tratamento de mimo daquele de repressão, que deve ser aplicado apenas quando se fizer necessário". Sem dúvida, está, nesse olhar atencioso, a satisfação de saber que eles estão sendo bem conduzidos... desde a mais tenra infância.

sábado, 7 de novembro de 2009

A MORTE.




Ora, o que é a morte? É aquela que está nos esperando, sempre de braços abertos... pacientemente. Embora saibamos que ninguém deseja esse tipo de abraço, tem uns que adoram antecipar a sua ida para o tal abraço. E a bela historinha sobre "Os Três Desejos de Alexandre, o Grande" é interessante porque tenta nos conscientizar que, da mesma maneira que aqui chegamos, sem nada, daqui também partiremos... sem nada. Por isso que essa ânsia do TER torna-se desnecessária se olharmos a nossa vida por esse lado. Quem não deseja ter um certo conforto nessa vida, ter um automóvel na garagem, condições financeiras para o sustento dos seus, dar as melhores oportunidades aos filhos, e assim por diante? O negócio é não apegar-se às coisas materiais, a ânsia incontida pelo TER... pelo ter cada vez mais..

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O PODER TRANSFORMADOR DO AMOR.

Quer poder transformador maior que o do amor? Ora, o amor transforma tudo: "coração de pedra" em coração de carne, pessimista em otimista, tímidos em românticos e assim por diante. Mas, para que ele realmente aja no coração das pessoas, elas têm que estar abertas para o amor. "Solitários de carteirinha" o são porque não se abriram para o amor. E, se não se abriram, automaticamente se fecharam e, se se fecharam, como o amor iria penetrar em seus corações. Não tem jeito: ou se ama, ou se vai pra cama... sozinho. E dormir sozinho é tão ruiiiimmm. AME.

FALAR COM DEUS, FALAR SOBRE DEUS, SENTIR DEUS, CONVERSAR COM DEUS.

Porque muitos ainda não chegaram à conclusão de que, se não forem para as mãos de Deus, cairão nas mãos do encardido? E tem até uns que nem querem saber dessas coisas mas, quando "a coisa fica preta", procuram-No e não se cansam de falarem: "Meu Deus... me ajude!" Mas, com toda certeza, eles são considerados como "insanos temporários". Segundo eles, esse negócio de igreja, grupo de oração, Legião de Maria, Canção Nova e tantos outros movimentos cristãos, "tudo é coisa de véio". Por isso que o título de "insanos temporários" cai-lhes bem. A literatura de AA, em seu maravilhoso livro "Os Doze Passos", no Décimo-Primeiro Passo, diz-nos a respeito da oração. Veja só que maravilha que só quem tem Deus em sua vida pode valorizar: "Aqueles de nós que estão se utilizando regularmente da oração seriam tão incapazes de dispensá-la como ao ar, ao alimento ou a luz do sol. Tudo pela mesma razão. Quando ficamos sem ar, luz ou alimento, o corpo sofre. Se virarmos as costas à meditação e à oração, também estamos negando às nossas mentes, emoções e intuições, um apoio imprescindível. Da mesma forma que o corpo, a alma pode deixar de funcionar por falta de alimentação. Todos necessitamos da luz da presença de Deus, do alimento de Sua força e do ambiente de Sua Graça". Poderíamos, ou não poderíamos, considerá-los como "insanos temporários" ao declararem-se ateus? Complementando o Salmo 91, veja só outra maravilha que nos é repassada a partir do versículo 9 até o 16: "Porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor, a desgraça jamais o atingirá e praga nenhuma vai chegar à sua tenda, pois Ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra. Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões. Eu o livrarei porque a Mim se apegou. Eu o protegerei porque conhece o Meu nome. Ele me invocará e Eu responderei. Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei. Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação". Os "insanos temporários" têm esse privilégio? Com certeza que não... a não ser que passem para o lado de Jesus, recobrando assim a sua sanidade.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"FOFOQUINHAS"




Quer ver coisa mais desagradável que a fofoca, e que contribui sistemáticamente até para o "corte dos relacionamentos?" Na realidade isso, que é também conhecido popularmente como "disse-me-disse", nem deveria ser-lhe dado crédito em razão de, por isso mesmo, contribuir para desestruturar qualquer que seja amizade. Por isso que, em nome de uma grande amizade, e se é grande é porque há aí um vínculo de amor de ambas as partes, não devemos permitir que "A" ou "B" se valham dela (a fofoca) para atingir os seus objetivos. Sendo fiéis àqueles que consideramos amigos, com certeza a fofoca jamais terá força para crescer.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

NÃO DESISTIR JAMAIS.


Atualmente temos visto mães que, por verem seus filhos entrarem para o "caminho das drogas" se desesperam e, já que antes tinham "uma fé cega" em Deus, acabam entregando os pontos e entram em desespero por acharem que não compensa mais lutar, lutar, lutar, e não ver os resultados. Mas é disso que o "encardido" gosta e torce até para que essas não recorram mais ao "Todo Poderoso". Mas tais mães não devem agirem assim. É preciso confiar e não desistir jamais pois, em algum tempo, suas preces serão atendidas. Algumas, em desespero, talvez até digam revoltadas: "mas que Deus surdo é esse que eu peço, peço, peço e não sou atendida?" É preciso esperar apenas, sem desistir pois está escrito em Hebreus 11:1, e temos que acreditar nisso, que "a fé é a certeza das coisas que se espera e convicção das que não se vêem". Já outros dizem que "a fé é como atirar-se num precipício escuro".

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HIPOCRISIA.

À proporção que vou me lembrando, vou sempre citando frases ou ditos populares de acordo com o tema elaborado. Como o tema dessa vez é a hipocrisia, a "maldita" hipocrisia, então não me resta outra alternativa senão repetir aqui uma frase que tem tudo a ver: "Que Deus me livre dos meus falsos amigos porque dos meus inimigos livro-me eu". Aliás nem teremos esse trabalho porque, inimigo que se preza, nem se aproxima de nós... ele se mantém afastado o mais distante possível porque "o seu sangue não cruza com o nosso". Mas o falso amigo, ora, aí é que está o perigo. Como não temos a capacidade de "ver o interior" das pessoas, então só nos resta fazer essa aliança com Deus a fim de que Ele não permita que os falsos amigos "cisquem no nosso terreiro" causando-nos, portanto, grandes aborrecimentos.

domingo, 1 de novembro de 2009

AMIZADE





Porque bater tanto nessa tecla "fidelidade nas amizades?" Ora porque segundo TODOS, e não apenas alguns, frisam que o requisito maior para ser considerado como amigo é a fidelidade, a fidelidade acima de tudo. E, lamentavelmente, parece que a maior parte das pessoas procura relacionar-se com os outros, sob o pretexto de ser amigo, para tirar proveito em benefício de si mesmas. Portanto, essa será a minha maior preocupação: frisar, nas criações que faço a respeito do tema amizade, que temos que ser fiéis, em todos os aspéctos, àqueles que declaramos como nossos amigos... e, nessa "listinha", também está incluído o meu nome. Quer coisa extremamente desagradável que essa de sabermos que somos "massacrados pelas costas" por aquele que tínhamos no mais alto prestígio? Ser amigo é ser fiel... em todos sentidos... em todas as situações. Inclusive, a respeito disso, tem um ditadozinho muito interessante que diz: "Quem fala mal de mim contigo, certamente falará mal de ti comigo". Como sempre a Bíblia, por mim considerada como "o Livro dos Livros", nos alerta, através de vários capítulos/versículos nesse sentido, pois o próprio Cristo combatia a hipocrisia: "Palavras afáveis aumentam os amigos, e fala amável encontra acolhida. Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil. Se você quiser um amigo, coloque-o à prova e não vá confiando logo nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você revelando suas coisas particulares" (Eclo 6, 5-9). Estes belos versículos aqui referenciados são apenas um pequeno exemplo entre muitos que existem na Bíblia. A preocupação maior é alertá-lo(a): se ama realmente aquele que faz questão de citar como sendo o "seu melhor amigo", assuma um compromisso consigo mesmo(a): SEJA-LHE FIEL... EM TODOS OS SENTIDOS. Somente assim você, verdadeiramente, terá "um confidente entre mil" e por isso mesmo eternizar-se-á nele. A infidelidade, ao contrário, contribuirá para que você seja esquecido(a) em vida... o quanto antes. Quer decepção maior que essa?